Ponte Ernesto Dornelles celebra 73 anos em meio a obras de restauração pelo DNIT, na BR-470

A Ponte Ernesto Dornelles, uma das mais emblemáticas estruturas de engenharia do Rio Grande do Sul, completa 73 anos neste domingo (31), ultrapassando sete décadas de história. Localizada sobre o Rio das Antas, a ponte conecta os municípios de Veranópolis e Bento Gonçalves e é considerada um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha, conhecida popularmente como Ponte do Rio das Antas.

O aniversário da estrutura é marcado por um momento de transformação. Atualmente, a ponte passa por obras de reconstrução realizadas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), dentro do Programa de Manutenção e Reabilitação de Estruturas (PROARTE). O investimento é de R$ 12,9 milhões, com prazo de execução de 12 meses.

A intervenção busca corrigir sinais de desgaste natural acumulados ao longo de mais de 70 anos de operação, garantindo a segurança dos usuários e a preservação desse patrimônio da engenharia nacional. Entre as principais etapas está a remoção e renovação completa do pavimento de concreto da pista, o que exige a redução do tráfego para apenas uma faixa. Para manter a fluidez e a segurança, o sistema de comboio que já era utilizado no tercho foi mantido, além do modelo de pare e siga aos domingos.

Atualmente, os serviços estão concentrados na montagem da plataforma de trabalho na parte de baixo do tabuleiro da ponte. Essa estrutura permitirá às equipes atuar no reforço das vigas e da parte inferior da ponte sem impactar o tráfego e com menor interferência das condições climáticas. As obras também contam com a demolição da laje de concreto da pista etapa necessária para a concretagem da nova camada estrutural. Essa renovação trará maior durabilidade e segurança à ponte.

Outro destaque do projeto é a restauração dos pendurais, elementos responsáveis por conectar o tabuleiro ao arco da ponte. Essa intervenção é fundamental para a manutenção da estabilidade da estrutura. Mesmo com os trabalhos em andamento, a ponte segue operando em meia pista, sempre com acompanhamento técnico e medidas de segurança no tráfego da BR-470/RS.

Com as obras, o DNIT reforça o compromisso de preservar um dos símbolos da infraestrutura gaúcha, assegurando que a Ponte Ernesto Dornelles siga cumprindo seu papel de ligação histórica, econômica e cultural entre Veranópolis e Bento Gonçalves.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest