Muro de gabião é executado na BR-470

As obras emergenciais na BR-470, na Serra Gaúcha, estão avançando em ritmo acelerado. O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) está empenhado na agilidade dos serviços visando a rápida recomposição da rodovia e, consequentemente, a segurança e conforto para os usuários da via. Impactadas pelas catástrofes climáticas desde o ano passado, as encostas estão recebendo soluções geotécnicas diversas, como é o caso do muro de gabião.   

Na segunda semana de novembro, o talude existente no quilômetro 208,84 começou a receber a contenção por muro de gabião. A técnica consiste em uma tela preenchida com material granular, também conhecido como rachão, que funciona como um muro de gravidade. É o peso dessa estrutura, com cinco metros de altura, que contém a massa de solo atrás do muro, não permitindo novos deslizamentos.

Outros trechos da rodovia também receberão esta solução geotécnica, como é o caso do quilômetro 190,84, em Veranópolis. Ao todo, nove pontos da BR-470 estão em obras espalhados em 46 quilômetros. O DNIT está mobilizado na reconstrução da rodovia, executando obras de contenção de grande porte, e mantendo o tráfego monitorado, buscando reestabelecer o fluxo e a economia local.

Entenda:

Solução geotécnica: são obras de contenção como retaludamento, solo grampeado, cortina atirantada, telas de alta resistência, muro de gabião, entre outros.

Muro de gabião: consiste em um tipo de estrutura de contenção composta por elementos metálicos, na maioria das vezes de aço galvanizado, construídos com a utilização de telas em formato de malha hexagonal, formando o que chamamos de gaiolas que, por fim, são preenchidas com rochas.

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